"Assédio Moral é a deliberada degradação das condições de trabalho, por meio do estabelecimento de comunicações abusivas que se caracterizam pela repetição por longo tempo de duração, de um comportamento hostil que um superior ou colega(s) desenvolve(m) contra um indivíduo que apresenta, como reação um quadro de miséria física, psicológica e social duradoura". HEINZ LEYMANN, psicólogo do trabalho.
Preferi utilizar a expressão "acosso", por comungar com o pensamento do Dr. Zeno Simm, quando coloca que acossar representa melhor a idéia de encurralar-se alguém, atormentar enquanto que o termo "assédio" comumente é mais usado no sentido de aproximação ou abordagem.
De qualquer forma, trata-se de um processo desumano, cruel, que tende a conduzir tantos trabalhadores à condição de "(...) peregrinos de consultório em busca de alívio para a 'dor de existir'".
Se, pelo menos uma pessoa, sentir-se compreendida e mais aliviada ao percorrer as páginas deste singelo trabalho (Deus queira que seja o primeiro estudo de muitos ainda por vir), então tudo o mais fez sentido.
Ficarei muito feliz.