sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lançamento do Livro ACOSSO LABORAL

"Assédio Moral é a deliberada degradação das condições de trabalho, por meio do estabelecimento de comunicações abusivas que se caracterizam pela repetição por longo tempo de duração, de um comportamento hostil que um superior ou colega(s) desenvolve(m) contra um indivíduo que apresenta, como reação um quadro de miséria física, psicológica e social duradoura". HEINZ LEYMANN, psicólogo do trabalho.

Preferi utilizar a expressão "acosso", por comungar com o pensamento do Dr. Zeno Simm, quando coloca que acossar representa melhor a idéia de encurralar-se alguém, atormentar enquanto que o termo "assédio" comumente é mais usado no sentido de aproximação ou abordagem.

De qualquer forma, trata-se de um processo desumano, cruel, que tende a conduzir tantos trabalhadores à condição de "(...) peregrinos de consultório em busca de alívio para a 'dor de existir'".

Se, pelo menos uma pessoa, sentir-se compreendida e mais aliviada ao percorrer as páginas deste singelo trabalho (Deus queira que seja o primeiro estudo de muitos ainda por vir), então tudo o mais fez sentido.

Ficarei muito feliz.























































5 comentários:

  1. Só tenho a agradecer a quem esteve comigo, dividindo esse momento tão especial!

    ResponderExcluir
  2. A noite de lançamento foi um momento mágico! Espero, além de informar, sensibilizar o coração das pessoas (especialmente aquelas que costumam refletir sobre seus próprios atos), com as pequenas e terríveis histórias da vida real, que a vida tratou de "contar".

    ResponderExcluir
  3. Ro,
    Foi uma ótima oportunidade de compartilhar sua grande conquista, nesta noite especialmente iluminada por você! Desejo muito sucesso nesta sua obra e nas outras que virão. Parabéns pela sua dedicação e trabalho!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro... Torço por você.... Um beijo no seu coração e muito sucesso em 2010 e sempre.Voce merece!!! Rudi

    ResponderExcluir