sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social (Maringá) - II


Dia 04 de novembro de 2010. 

Profa. Jaqueline Barus-Michel 
  • Ego ideal = lar narcísico. Memórias, fantasmas, imagens do passado, futuro - imaginário simbólico.
  • Transformação da realidade - desejos compartilhados.
  • Eu = sujeito do ego.
  • Sofrimento no trabalho = renunciar a si próprio. Quem sofre tem dificuldade de dar sentido ao seu trabalho.
  • Alto risco de violência. O assédio é aspecto natural.
  • "Os outros": mundo exterior, fonte de reconhecimento mas tb de frustração. Dualidade amor-ódio.
  • "O outro": pode ser figura protetora, mas tb restritora. Reprime o desejo. Sansão castradora.
  • "O outro": família.
  • "O outro": rivalidade, dominações, jogos --> treinamento para a vida social.
  • "O outro": indispensável para a consciência de si. Limita a ilusão de onipotência: "VOCÊ ME ENSINA PORQUE EU NÃO SOU TUDO".
  • O estranho - maravilhoso corpo do outro.
  • Ambivalência forja guerras. Concorrências, implicam uma terceira pessoa (o "outro" somente, não basta).
  • "Pai amado","chefe amado", realidade de trocas que conta com a figura do terceiro. Evoca a lei, tb o reconhecimento, organizando as posições.
  • O essencial acontece no registro afetivo. Ex: olhar social, relação dual, casamento, etc.
  • LAÇO SOCIAL - incontornável, inerente da espécie. O psíquico se transpõe ao social e ao político.
  • Primeiras pulsões de vida: união organização (levam aos excessos do idealismo utópico); Segundas pulsões: violência, exploração, restrições da prática.
  • A lei fundamenta a unidade --> proíbe a destruição, matar e comer o semelhante.
  • Explorar é consumir.
  • CHEFES: predadores de uma função, garantia de dar conta do poder limitado na sua ambição; pessoa idealizadas (amada ou odiada) - "paradoxo do laço social".
  • Mesmo nos piores períodos, os laços sociais não desaparecem. Há sempre solidariedade, que resiste.
  • O homem é um animal político, animado pela vontade de debater o modo de vivência dos seus semelhantes.
  • "A imobilidade é a morte" (Jaque).
  • É preciso falar das diferenças, restaurar o "político", dimensão que faz funcionar as leis, etc...".

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