Dia 04 de novembro de 2010.
Profa. Jaqueline Barus-Michel
- Ego ideal = lar narcísico. Memórias, fantasmas, imagens do passado, futuro - imaginário simbólico.
- Transformação da realidade - desejos compartilhados.
- Eu = sujeito do ego.
- Sofrimento no trabalho = renunciar a si próprio. Quem sofre tem dificuldade de dar sentido ao seu trabalho.
- Alto risco de violência. O assédio é aspecto natural.
- "Os outros": mundo exterior, fonte de reconhecimento mas tb de frustração. Dualidade amor-ódio.
- "O outro": pode ser figura protetora, mas tb restritora. Reprime o desejo. Sansão castradora.
- "O outro": família.
- "O outro": rivalidade, dominações, jogos --> treinamento para a vida social.
- "O outro": indispensável para a consciência de si. Limita a ilusão de onipotência: "VOCÊ ME ENSINA PORQUE EU NÃO SOU TUDO".
- O estranho - maravilhoso corpo do outro.
- Ambivalência forja guerras. Concorrências, implicam uma terceira pessoa (o "outro" somente, não basta).
- "Pai amado","chefe amado", realidade de trocas que conta com a figura do terceiro. Evoca a lei, tb o reconhecimento, organizando as posições.
- O essencial acontece no registro afetivo. Ex: olhar social, relação dual, casamento, etc.
- LAÇO SOCIAL - incontornável, inerente da espécie. O psíquico se transpõe ao social e ao político.
- Primeiras pulsões de vida: união organização (levam aos excessos do idealismo utópico); Segundas pulsões: violência, exploração, restrições da prática.
- A lei fundamenta a unidade --> proíbe a destruição, matar e comer o semelhante.
- Explorar é consumir.
- CHEFES: predadores de uma função, garantia de dar conta do poder limitado na sua ambição; pessoa idealizadas (amada ou odiada) - "paradoxo do laço social".
- Mesmo nos piores períodos, os laços sociais não desaparecem. Há sempre solidariedade, que resiste.
- O homem é um animal político, animado pela vontade de debater o modo de vivência dos seus semelhantes.
- "A imobilidade é a morte" (Jaque).
- É preciso falar das diferenças, restaurar o "político", dimensão que faz funcionar as leis, etc...".
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